Como parte prática do Curso de Suporte Básico de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, os socorristas conheceram como funciona o Serviço Aeromédico – FOTO: Arnaldo Santtos e Larissa Sátiro

Trinta e quatro profissionais das bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas concluíram o Curso de Suporte Básico de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel. Voltado para técnicos de enfermagem e condutores socorristas, o treinamento ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió, situado no bairro Farol.

O objetivo do treinamento foi aprimorar e atualizar os conhecimentos teóricos e práticos sobre atendimento pré-hospitalar móvel. O conteúdo foi ministrado por médicos, enfermeiros e técnicos do Samu Alagoas. A carga horária do curso foi de 120 horas, divididas em 36 horas presenciais, mais 4 horas de estudo dirigido e mais 60 horas de práticas nas ambulâncias.

Participaram do curso profissionais das Bases Descentralizadas de Viçosa, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Maceió, São Miguel dos Campos, Colônia Leopoldina, Teotônio Vilela, Porto Calvo, Maragogi, Rio Largo e Murici. “Capacitar os profissionais socorristas para realizar um atendimento eficiente e eficaz deve ser ação contínua, e é isso que estamos fazendo. Todos os profissionais do Samu Alagoas, que estão na assistência, ou seja, na linha de frente dos atendimentos, serão treinados”, destacou o coordenador do NEP do Samu da Central de Maceió, o médico Antonio Mansur.


O conteúdo do Curso de Suporte Básico de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel contemplou o Sistema de Saúde e a Rede Hierarquizada de Assistência. Com isso, os socorristas das Bases Descentralizadas tiveram a oportunidade de entender melhor todo o fluxo do transporte do paciente, ou seja, qual unidade hospitalar encaminhar o paciente, ao analisar o quadro clínico dele.

Os profissionais também tiveram uma noção sobre a Portaria 2.048, do Ministério da Saúde (MS), especialmente sobre a Central de Regulação. Para isso, foi evidenciado como o serviço funciona, as noções e cuidados sobre biossegurança e higienização nas ambulâncias, bem como a assistência humanizada, principalmente quanto ao atendimento aos grupos específicos, como crianças, idosos e pacientes psiquiátricos.

O conteúdo continha ainda aulas teóricas e práticas sobre o manuseio de fichas e equipamentos das ambulâncias; ergonomia, pranchamento e rolamento das vítimas, quando ocorre traumas; imobilização cervical e retirada de capacete; cinemática do trauma e segurança da cena, que se refere a estratégias para garantir que os profissionais atuem no local do acidente sem correr risco.

Nos conteúdos sobre traumas em acidentes de automóveis, um dos temas principais foi choque hipovolêmico, que representa a perda de sangue intenso; manuseio das vias aéreas e ventilação artificial das vítimas. Conteúdos sobre os aspectos do trauma em crianças, adultos e idosos também foi outro tema abordado; bem como, o uso do torniquete em casos de sangramento intenso.

Nos traumas com vítima em colisão de automóveis também foram discutidas a retirada de vítimas das ferragens; reanimação cárdio respiratória em crianças e adultos, aspectos dos neuro traumas raquimedular (TRM) e traumatismo cranioencefálico (TCE); traumas de tórax e abdômen, além de noções de segurança do Serviço Aeromédico (UTI aérea).

Teórica e Prática

Para o técnico de enfermagem Evandson Cesário Espindola, da Base Descentralizada do município de São Miguel dos Milagres, o curso foi muito importante, porque houve muita capacitação teórica e prática. “Com certeza nos aprimorou como profissionais no exercício do dia a dia no atendimento pré-hospitalar. Os instrutores estão de parabéns por todo o conteúdo apresentado”, salientou.

“Aprimorar e atualizar os conhecimentos sobre suporte de vida dos profissionais é pré-requisito fundamental para se prestar um atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar de qualidade à população. E foi exatamente isso que aconteceu nesses três dias de intensas aulas teóricas e práticas”, destacou a coordenadora da Central Maceió do Samu, a enfermeira Beatriz Santana.

O Curso de Suporte Básico de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel teve como instrutores os médicos Antonio Mansur, Jordiran Soares, Sandra Gico, Carlos Vinicius, Agatha Prado, Alanderson Monteiro, Ewerton Soares e Jack Barros Viana. Também foram facilitadores os enfermeiros Heubert Guimaraes, Alexandre Lima, Tatiana Almeida, Edivânia Maria Santos, e a assistente social Maria Liege Batista.

SAMU/AL