Ao fazer adesão ao Programa Criança Alfabetizada do Governo Federal, a Educação Miguelense trabalhou fervorosamente em prol de uma alavancada no resultado da fluência leitora dos nossos estudantes. O objetivo central desse programa é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, e ainda promover a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.

Buscando mudar este cenário, onde estudos apontavam que apenas 4 em cada 10 crianças do 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas no país em 2021, segundo o Ministério da Educação (MEC), a Educação Miguelense realizou práticas pedagógicas eficientes para isso, e sendo assim, alcança em 2023 o melhor resultado dos últimos tempos das avaliações censitárias com nossos alunos dos 2°s Anos.


Esse resultado, é fruto de muito trabalho das professoras alfabetizadoras, orientadas pelas articuladoras de ensino, gestores e coordenadoras pedagógicas. Um trabalho feito a muitas mãos, estando a frente a Formadora SEMED – Marisa Lima e a Coordenadora SEMED – Eliane Rodrigues.
É interessante frisar o apoio incondicional da Secretaria Municipal de Educação na fomentação de condições estruturais para o excelente resultado alcançado.

Analisando os dados propostos pelo Ministério da Educação, São Miguel dos Campos obteve em 2021: 5% leitores fluentes, em 2022 – 7% de leitores fluentes e em 2023 – 30% de leitores fluentes. Ultrapassando a meta proposta que era de 29%, alcança o resultado de 30%, sendo considerado excelente, tendo em vista o salto de 23 pontos.

A Educação Miguelense está em festa com esse resultado, pois ele se configura como o termômetro do processo de alfabetização e letramento das crianças desse ciclo, mostrando a nível nacional, que estamos no caminho certo em prol da leitura fluente dos nossos estudantes.

“Nós ficamos muito felizes com o resultado alcançado, pois isso mostra a evolução dos nossos estudantes e que estamos no caminho certo. Só temos a agradecer ao apoio e confiança dos nossos gestores George Clemente e Dr. Benildo, bem como a todos os técnicos da semed, gestores, coordenadores, articuladores e professores envolvidos neste processo de evolução”, colocou o Secretário de Educação Álvaro Leiva.

“O melhor ainda está por vir”, afirmou o prefeito George Clemente, e continuou: “a Educação Miguelense está evoluindo muito, fazer educação pública de qualidade é um dos compromissos da nossa gestão e estamos cumprindo, batendo metas e melhorando a cada dia nossas escolas e formando nossos profissionais”.

Ao aderir ao Escola 10 – Programa Criança Alfabetizada., do governo do estado, nossos articuladores de ensino, gestores, coordenadores pedagógicos e professores participaram de formações e aplicaram as metodologias indicadas para este grande feito.

ASSESSORIA