O prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente e o vice-prefeito, Benildo Chagas, realizaram a entrega da Casa da Cultura, que passou por uma restauração, modernização e climatização, e completará 40 anos em 2024, nesta segunda-feira (13). Isso só foi possível graças à parceria entre a Prefeitura e a emenda da deputada estadual Fátima Canuto.

O prédio mais antigo de São Miguel dos Campos é o único prédio do município tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural; o antigo sobrado da baronesa; que se tornou a Casa da Cultura e a casa do povo de São Miguel tem 196 anos.


A Casa da Cultura abriga o Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes, sendo o orgulho da terra dos Caetés. Ele tem recebido dezenas de visitas diariamente. Uma equipe cuida do local e das peças. No local, são ofertados cursos de teatro, artesanato, desenho artístico, crochê, violão, flauta, e informática.

Para homenagear artistas e personalidades que contribuíram significativamente a São Miguel dos Campos, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) também realizou a entrega do prêmio Destaque da Cultura Miguelense 2023, que levou o nome do ilustre escritor e historiador miguelense Antonio Valentim.

Ele, que presta há décadas as mais relevantes atribuições acadêmicas e literárias para a cultura do município, propagando a história e enredos.

Receberam a premiação: Cicero Bernardo da Silva; Edilson Ferreira dos Santos; Francisco Flávio dos Anjos Silva; Maria Nazaré dos Santos Silva; Silvio Ramalho da Silva.

“Esta grande restauração e a entrega do Prêmio Destaque da Cultura 2023 são dois grandes momentos que a Prefeitura de São Miguel dos Campos, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, está efetivando a fim de engajar, promover e incentivar artistas e personalidades que marcaram nossa cultura e engrandeceram o nosso município”, afirmou o prefeito.

“Estamos aqui provando que a Cultura Miguelense está mais viva e passando por um novo momento, graças à sensibilidade e ao olhar sensível de um cara apaixonado pela cultura que é o nosso prefeito George Clemente, e de amigos e parceiros, como a deputada Fátima Canuto; isso possibilita que os colaboradores, os populares, alunos, e turistas tenham dignidade ao visitarem os nossos espaços. Muito obrigado a vocês a todos que tornam a nossa cultura mais forte”, declarou o secretário.

“Com muita felicidade, estamos reabrindo a nossa Casa, que foi restaurada e agora está climatizada! Além disso, a entrega deste troféu para incentivadores da cultura miguelense. Esses fazedores de cultura que tanto contribuem em diversas áreas, e para o enriquecimento da arte, seja ela em qual segmento for”, disse o diretor da Casa da Cultura, Glayton Oliveira.

Uma apresentação cultural abriu a solenidade com os seguintes artistas miguelenses: Atores: Flávio dos Anjos e Beatriz Santos; Músicos: Wallas Alves, Wesley Alves, Kayo Roberto, Wagner Henrique; Cantores: Fernanda GG, Henrique Santana, Wellbert Telles, Valderi Júnior; e na dança: Davisson Thiago e Wellytânia Morais. A Banda de Música Maestro Bráulio Pimentel abriu a cerimônia e a cantora Lucilene Silva se apresentou durante o cerimonial.

Também fizeram parte da frente de honra: o presidente da Câmara dos Vereadores, Diney Torres; a advogada e poetisa, Marly Ribeiro; o professor e historiador, Douglas Apratto, o secretário municipal de Articulação Política, Jó Clemente; o diretor da Casa da Cultura, Glayton Oliveira.

Para encerrar, ocorreu a abertura da exposição “Tempo” e uma bênção do padre.

Vereadores, secretários, colaboradores municipais e representantes da sociedade civil participaram das inaugurações.

ASSESSORIA