FOTO: Divulgação

O imediatismo é característica presente na vida de muitas pessoas.

Muitas vezes as palavras bonitas, as ideias mirabolantes enchem os olhos e acabam substituindo o eficaz e bem feito arroz com feijão que é a base de toda cadeia alimentar sólida e saudável.

Comprar ilusão está na moda!


Todos aqueles que se acham sábios demais compram essas ideias todas como inventivas e como algo que trouxesse ares inovadores para suas áreas de atuação.

Enquanto isso, projetos vão passando, as concretizações não ocorrem como combinado e terceirizar a culpa é sempre a melhor resposta para a irresponsabilidade transvestida de ousadia de alguns.

E assim passam ilesos os protegidos da falácia e da enganação.

Em uma empresa no interior de Goiás, um consultor foi contratado para dobrar os lucros de soja e de cana que eram as culturas fortes daquela localidade.

O consultor levou mais três ajudantes e em uma semana fez uma verdadeira revolução nos projetos de plantios, irrigação, contenção de gastos e inovação.

Pense em um projeto bem elaborado. No papel e no discurso!

O dono da empresa muito orgulhoso apresentou seu consultor a toda sua equipe e depois da apresentação em portas fechadas perguntou quando começariam a tocar o grande empreendimento.

O consultor sem pestanejar falou: meu contrato era idealizar o projeto, agora já está na hora de partir porque senão der certo eu não vou ser responsabilizado.

Tenho meu nome a zelar nas outras quatro empresas na qual também sou consultor.

Assim é na vida, muitos querem ser o inventor da roda, a cabeça pensante e quando o sapato aperta joga a responsabilidade para quem menos tagarelou.

Se o mundo é dos mais espertos tem gente por aí graduado e especialista em gerenciamento de nó em cabeça cansada.

CHARLES VALENÇA – Professor e Consultor em Marketing Político (FOTO: Arquivo pessoal)