Foram três assassinatos ocorridos em 2021 na cidade que já foi uma das mais violentas do país

A cidade do Pilar, que já foi considerada uma das mais violentas do país, chegou, nesta quinta-feira (30), ao sexto mês sem registro de homicídios. Foram três assassinatos ocorridos em 2021, todos com os autores identificados e presos, conforme dados apresentados pelo delegado do município, Sidney Tenório.

“Assumimos a Delegacia do Pilar em julho do ano passado e durante o segundo semestre de 2020 fizemos várias prisões de homicidas. Todos assassinatos desde então foram esclarecidos e os autores identificados, muitos deles presos e outros estão foragidos, mas em vias de ser capturados”, ressaltou Sidney Tenório.

É justamente a esta resposta rápida e efetiva que o delegado atribui a redução histórica nos homicídios na cidade do Pilar. “Não deixamos que se tenha sensação de impunidade. Quem mata ou pratica crimes sabe que será identificado e preso. Com isso baixamos de 22 homicídios no ano passado, para apenas três este ano”, frisou Sidney Tenório.


Segundo ele, para se ter uma ideia da redução, em anos anteriores, como em 2012 (56) e 2013 (55) a média anual era acima de 50, ou seja, uma média de 25 casos por semestre. “É claro que números como estes se devem a parcerias entre Polícia Civil, por meio de toda a Delegacia Geral, Polícia Militar, Poder Judiciário, Ministério Público e Prefeitura Municipal”, destacou o delegado.

Vale ressaltar ainda que o Pilar conta com um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) tipo 2, sediando na mesma unidade a Delegacia de Polícia e o 8º Batalhão da PM, comandando pelo major Henrique Jatobá, que chegou ao a cidade na mesma época do delegado. “A nossa integração é total. As ações são conjuntas e todos trabalham pelo bem comum, que é a segurança da população. E vem dando certo”, frisou Jatobá.

PC/AL