Hamas e Israel fizeram acordo de trégua no conflito no Oriente Médio por quatro dias

Tropas israelenses operam na Faixa de Gaza
Foto: via REUTERS

Israel libertará nesta sexta-feira 39 prisioneiros palestinos, sendo 24 mulheres e 15 adolescentes do sexo masculino, na Cisjordânia ocupada, em troca de 13 reféns que deverão ser libertados pelo Hamas da Faixa de Gaza, informou uma autoridade palestina.

Os presos, todos da Cisjordânia ocupada ou de Jerusalém, serão entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha na prisão militar de Ofer, em Israel, por volta das 16h (11h em Brasília), disse Qadura Fares, comissário palestino para prisioneiros.

Isso coincidirá com a entrega planejada, na fronteira entre Gaza e Egito, de 13 mulheres e crianças que estavam entre as cerca de 240 pessoas tomadas como reféns por homens armados do Hamas durante o ataque mortal de 7 de outubro no sul de Israel.


“Depois que a Cruz Vermelha receber os prisioneiros (palestinos), os de Jerusalém irão para Jerusalém e os da Cisjordânia se reunirão no conselho municipal de Betunia, onde suas famílias estarão esperando”, disse Fares à Reuters.

A libertação de prisioneiros é parte de um cessar-fogo entre Israel e Hamas que começou às 7h (2h de Brasília) e parecia estar se mantendo instável, sem grandes relatos de bombardeios, ataques de artilharia ou ataques com foguetes, embora ambos os lados tenham sido acusados de violações.

TERRA