Países enviaram ajuda para atuar nas operações de resgate; tremor de terra deixou pelo menos 2.476 feridos

O número de mortos no terremoto que atingiu o sudoeste da cidade turística de Marrakech, no Marrocos, subiu para 2.497, anunciou nesta segunda-feira (11) o Ministério do Interior.

Pelo menos 2.476 pessoas ficaram feridas no terremoto que atingiu o Marrocos FADEL SENNA / AFP – 11.09.2023

O balanço anterior, divulgado neste domingo (10), citava 2.122 mortos. Em um comunicado, o Ministério do Interior anunciou que a tragédia deixou também 2.476 feridos.

O terremoto foi sentido com menos intensidade em cidades costeiras, como Rabat e Casablanca, e até mesmo em Fez, onde está concentrada a seleção olímpica do Brasil (e que fica a 530 km de Marrakech).


“As autoridades públicas continuam mobilizadas para acelerar as operações de resgate e evacuação dos feridos”, afirmou o Ministério do Interior.

Equipes de resgate da Espanha, Reino Unido, Catar e Emirados Árabes Unidos foram enviadas ao país para ajudar a localizar corpos e pessoas que possam estar presos sob os escombros.

A Cruz Vermelha Internacional advertiu no sábado que as necessidades do país são enormes e prevê “muitos meses e até anos de resposta”.

O abalo afetou também províncias na região oeste da Argélia, país vizinho do Marrocos, mas as autoridades locais negaram que haja danos ou vítimas.

Este é o terremoto mais mortal que atingiu o Marrocos desde o tremor que destruiu Agadir, na costa oeste, em 29 de fevereiro de 1960. Quase 15 mil pessoas morreram, um terço da população da cidade.

R7.COM