Novo decreto vale por 14 dias. Medidas passam a valer a partir da próxima sexta-feira, 19.

FOTO: Reprodução/Facebook

Governador Renan Filho (MDB) se dirigiu ao povo de alagoano na tarde desta terça-feira (16), através de Live para anunciar o decreto que inclui as novas regras do distanciamento social em Alagoas.

Diante da situação apresentada, todo o estado entra para a fase vermelha de isolamento social, que já passam a valer na próxima sexta-feira (19), com toque de recolher em todo o estado a partir das 21 horas. Também foi anunciado o fechamento do comércio. Os shoppings e as praias passam a fechar nos finais de semana.

Os números alarmantes de óbitos e de ocupação de leitos de UTI’s em Alagoas foram fundamentais para que novas regras fossem adotadas pelo governo do estado. De acordo com o último boletim emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), mostram que 88% destes leitos estão ocupados em todo o estado, na capital, o índice subiu para 91%.


Renan Filho informou que os horários de abertura e fechamento do comércio devem ser de forma que leve a diminuir o movimento de passageiros que utilizam o transporte coletivo tanto na capital como no interior do estado.

Confira como vai funcionar os novos horários:

Capital e interior deverão adotar a abertura do comércio das 9h às 17h fechando aos sábados, domingos e às segundas-feiras. Lojas de rua e galerias abrem das 10h às 18h, e fecham aos sábados, domingos e segundas-feiras.

Shoppings

Shoppings abrem das 11h às 20h, e fecham aos sábados, domingos e terças-feiras.

Bares e restaurantes

Bares e restaurantes deverão permanecer fechados aos finais de semana.

Feiras-livres

Foram consideradas como serviços essenciais. Irão funcionar sob protocolo sanitário evitando aglomerações e respeitando espaçamento entre as bancas.

Praias, calçadões, lagoas, rios – Devem fechar aos finais de semana. Durante a semana ficam liberadas para atividades físicas de forma individual ou em pequenos grupos.

Academias deverão funcionar em 30% de sua capacidade e com agendamento de horário. Pessoas com 60 anos ou mais, e com qualquer comorbidade que possa ser agravada pela COVID não poderão frequentar estes estabelecimentos durante a validade do novo decreto.

Todas as pessoas que frequentam academias deverão declarar aos proprietários que não estão com comorbidades.

Templos e igrejas

Templos religiosos e as igrejas devem seguir funcionando com 30% da capacidade máxima.

Bem-estar

Salões de beleza continuam funcionando com capacidade reduzida e com horários agendados. A orientação é que não se formem filas para o atendimento. Caso ocorra flagrantes de aglomeração nestes locais, o fechamento será realizado pela fiscalização.

O transporte intermunicipal será proibido pelos próximos 14 dias, a partir da próxima sexta-feira (19).