O Brasil é um país belo e grande, cheio de tradições, costumes e superstições, onde a comida tem sempre um lugar especial. A cultura brasileira se desenvolveu com o passar dos tempos, ainda mais com às múltiplas ondas de imigração ao país. Um bom exemplo dessa cultura é o jantar de Ano Novo, que tem um significado especial, já que o que se come nessa noite representa os desejos de boa sorte para o ano seguinte.

Boa sorte no jantar de Réveillon brasileiro

PUBLICIDADE

A chegada de um novo ano adquire uma representação cíclica: um novo começo, novas oportunidades e novos objetivos. Devido a isso, Réveillon – do francês Réveiller (Despertar), é uma celebração do início de um novo ciclo, onde o objetivo é garantir a prosperidade e boa sorte. De acordo com os costumes brasileiros, essa data é repleta de vários ritos com significados por trás deles, como se vestir de branco e preparar um jantar que representa os desejos de boa sorte, saúde e prosperidade para o próximo ano. Como mostra o site do G1, esse tipo de superstição para o Réveillon pode ser transmitido de geração em geração, como no exemplo dessa mãe e sua filha de Alagoas, que compartilham bons desejos e tradições como a cor das roupas e os pratos para o jantar no fim de ano. No entanto, este costume de preparar um jantar com um significado especial para o Réveillon não é exclusivo do Brasil, já que como mostrado por um infográfico sobre as superstições de todo o mundo feito pela Betway, em alguns estados do sul dos Estados Unidos é costume comer um prato chamado Hoppin ‘John, que é um ensopado contendo arroz, feijão, cebola e bacon, ao qual uma moeda é adicionada durante sua preparação, e trará boa sorte a qualquer um que a encontre em seu prato durante o jantar. No Brasil, as Lentilhas adquirem esse significado de prosperidade, sendo circular e com uma cor que se assemelha a pequenas moedas. Por isso é comum encontrá-las dentro de saladas, em pratos com arroz, ou como guarnição de peixe. Jornais populares como a Gazeta do Povo, compartilham receitas para preparar a lentilha, assim que a data de Réveillon se aproxima. Com certeza a chegada do novo ano é um momento de celebração que une as famílias e as mantém acordadas na última noite do ano, para queimar fogos, conversar, dançar, jantar, beber e celebrar até o dia seguinte, fortalecendo os laços familiares e aumentando as ilusões de um ano melhor por vir.

Pixabay

Alimentos relacionados com a sorte, dinheiro e longevidade

Além da abundância relacionada às lentilhas, cuja tradição foi importada para o Brasil por imigrantes italianos, existem outros alimentos tradicionalmente relacionados à sorte e ao dinheiro pelos brasileiros. Um deles é a Romã, já que, como mostra o site de notícias do UOL, é considerado o fruto da sorte e do amor, além de ser rico em vitaminas e minerais. Entre seus muitos benefícios, a romã também possui antioxidantes, que ajudam a prevenir a obesidade e vários tipos de câncer. Por motivos como esses, é comum que sete sementes dessa fruta sejam secas e armazenadas dentro da carteira, para atrair dinheiro o ano todo. No campo da sorte, existem os tradicionais Biscoitos da sorte, que incluem um papel com uma mensagem relacionada à fortuna dentro deles, e em alguns casos, uma série de números da sorte, os quais, são comumente apostados na loteria e oferecem recompensas em dinheiro. Esses biscoitos são muito populares em todo o mundo e podem ser facilmente encontrados em restaurantes de comida chinesa. A este respeito, a cultura chinesa também tem seus costumes, tradições e rituais para atrair boa fortuna, além de usar esse conhecimento em sua alimentação diariamente. Um exemplo disso é a associação da comida picante com a longevidade, dentro dessa cultura, explicando que seu consumo regular levaria a reduzir os riscos de câncer, além de doenças coronárias e respiratórias, tendo como resultado, maior esperança de vida.

Pexels

Alimentos e bebidas para atrair felicidade e abundância

No Brasil, e em parte, graças aos costumes e tradições de imigrantes de todo o mundo, o consumo de alguns alimentos e bebidas tem sido associado à felicidade e à abundância. Exemplos disso incluem as Uvas, que desde a época dos antigos romanos foram associadas à prosperidade e abundância de alimentos. Além disso, durante o Réveillon suas sementes também são comumente armazenadas em carteiras para atrair dinheiro o ano todo. Já o Champanhe, que é feito a partir de uvas, foi atribuído através da história, de acordo com o jornal O Globo, como uma bebida de celebração e alegria para os franceses, e que é consumida em momentos que celebram triunfos e alegrias. No entanto, ao levar em conta a influência dos árabes, são as nozes, as avelãs e as castanhas que têm sido relacionadas à abundância desses povos há séculos. No lado oriental, é comum encontrar brasileiros de origem asiática que tradicionalmente associam Arroz a abundância, riqueza e boa sorte, devido ao contexto cultural que esse alimento tem há séculos dentro nessas culturas.

Há muitos outros exemplos de alimentos e bebidas que os brasileiros relacionam com a boa sorte, abundância e boa saúde, que provém de séculos de acréscimos à riqueza cultural do país. Sem dúvida, a celebração do novo ano é uma das ocasiões mais importantes para compartilhar tradições e rituais, que buscam o bem comum e a celebração da vida.