Equipamentos estão em fase de instalação e testes e serviço deve ser concluído até o próximo mês de junho

Monitoramento do trânsito deve ser realizado por agentes da SMTT FOTO: PEI FON/ SECOM MACEIÓ

Em entrevista ao AL TV 2ª edição, o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, Antônio Moura, informou que, até o próximo mês de junho, 500 câmeras de vídeomonitoramento devem ser instaladas pelas ruas da capital para a fiscalização e penalização de motoristas infratores. O primeiro equipamento do tipo já está em fase de testes no cruzamento entre as ruas Deputado José Lages e Manoel Ribeiro da Rocha, na Ponta Verde.

“São câmeras de videomonitoramento que fazem notificação de forma remota. Vai ter uma central que está sendo construída dentro da SMTT e que vai pegar todo tipo de infração, como não usar o cinto de segurança, falar ao celular, passar no sinal vermelho”, explicou Moura.

De acordo com o superintendente, após a realização da fase de testes, a prefeitura deve comunicar sobre a utilização do serviço aos motoristas e em seguida iniciar a etapa educativo, para somente depois aplicar multas para condutores infratores. Nesta próxima semana, conforme Moura, devem ser instaladas mais cinco câmeras; outras 100 no próximo mês de março até chegar a 500, em junho. Os equipamentos, ainda segundo ele, também serão utilizados na Faixa Azul para flagrar motoristas que circularem por mais de dois quarteirões pelo espaço destinado aos transportes coletivos.

“Na verdade, vai ter onde a gente percebe o maior número de acidentes, onde há mais número de condutores que desrespeitam o trânsito, como por exemplo estacionar em local proibido, e onde tem congestionamento provocado por irregularidades”, ressaltou o superintendente. Na lista de irregularidades  já flagradas pelos agentes constam uso celular ao volante, deixar de utilizar o cinto de segurança e realizar conversão irregular pela via, entre outras.

com GAZETAWEB