Provas foram aplicadas nesse domingo, em todo o país; em AL, 6.162 estudantes foram convocados

Mais de 17% dos alagoanos convocados deixaram de fazer a prova do Enade 2018
FOTO: DIVULGAÇÃO

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 teve taxa de presença superior ao Exame de 2015, quando o Exame também foi aplicado para o Ano III do Ciclo Avaliativo Trienal. Estavam inscritos 550.842 estudantes. Desses, 461.845 (83,8%) participaram das provas aplicadas nesse domingo (25). A abstenção registrada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi de 16,2%, menor que a de 2015, quando os ausentes representaram 18,6% dos inscritos. Em Alagoas, o percentual de abstenções foi maior que o nacional, ficando em 17,7%.

No estado, 6.162 estudantes foram convocados para fazer a prova. Com ausências que registraram o índice superior a 17%, Alagoas figurou entre os seis estados que mais registraram faltas no exame, ficando atrás apenas de Acre (23,5%); Distrito Federal (20,5%); Pernambuco (19,6%); Mato Grosso do Sul (19,3%) e São Paulo (18,6%). O Mato Grosso registrou o mesmo percentual de abstenções que Alagoas.

De acordo com o Inep, a aplicação do exame foi tranquila nos 1.585 locais de prova. Foram registradas apenas três ocorrências, relacionadas à interrupção temporária de energia. Foram eliminados seis participantes, por porte de aparelho de celular e por uso incorreto do objeto porta-objetos. O Exame teve quatro horas de duração e os participantes de 27 áreas responderam a 40 questões. O Enade é composto por itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de Componente Específico.

PUBLICIDADE

Em Formação Geral são 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. A de Componente Específico tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos. O gabarito preliminar e os critérios que serão considerados na correção das questões discursivas serão publicados no Portal do Inep a partir de quarta-feira (28).

Os resultados de desempenho do estudante serão disponibilizados exclusivamente para o participante, no Sistema Enade, por meio do Boletim de Desempenho Individual do Estudante, a partir de 30 de agosto de 2019. Para a mesma data está prevista a divulgação dos resultados de cursos, IES e áreas de avaliação. Eles serão disponibilizados para consulta pública no Diário Oficial da União, Sistema Enade, Sistema e-MEC e Portal do Inep, na forma de conceitos, relatórios, microdados e sinopse estatística.

Cursos avaliados

Em 2018, o Enade avaliou estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo. Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.

com GAZETAWEB

Deixe seu comentário